Irene Ximenes = A serviço do Rei.

... Senhor, não me deixe viver inutilmente, sem nada fazer pela vida em geral.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Assim devemos cuidar de nossos corações.


Postado por Irene Ximenes às 02:09 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Se eu não fosse quem sou, queria ser Martin Luther, ainda sabendo que uma bala me espera.

Se eu não fosse  quem sou, queria ser Martin Luther, ainda sabendo que uma bala  me  espera.
EU SONHO OS SONHOS DE Martin Luther

SEJA BEM VINDO

Se você também se indigna com a violência, anseia por JUSTIÇA e igualdade social, é carente de DEUS, ama a beleza em todos os sentidos, então, este Blog cairá na sua simpatia. Fique a vontade, este espaço é de todos que amam o Deus Misericordioso, e gostaria de ver sua Criação em perfeita ordem.

* * *

O QUE PENSO SOBRE AS RELIGIÕES:

Seja a Palvra de Deus acima da palavra
de qualquer homem, por mais inteligente,
poderoso e santo que seja.

Seja a palavra de Deus a autoridade
máxima sobre todas as igrejas.

***
glitters




Quem sou eu

Minha foto
Irene Ximenes
Ipueiras, Ceará, Brazil
Sou de Fé, mas limitada, sou apenas um ser igual a todas as 7 bilhões pessoas deste planeta, porém, sedenta de JUSTIÇA, necessitada de Cristo.
Ver meu perfil completo

Morrerei se não realizar o meu sonho...?

Morrerei se não realizar o meu sonho...?
"O ser humano vive de esperança, quando não há nada + a esperar ele morre". Por isso, sonhe, encha-se de esperança.

Ser Miastênico

Ser Miastênico

Você sabe o que é Miastenia ?

Visite este site e fique sabendo.

http://www.mgravis.com.br/page1.aspx

A miastenia grave

É uma doença crônica. Isso significa que a doença acompanha a pessoa ao longo de sua vida.

É uma doença auto-imune. Doenças auto-imunes são aquelas em que os sintomas são provocados por anticorpos que atuam contra o próprio organismo, os auto-anticorpos. Em outras palavras, elas são provocadas por uma desregulação do sistema imunológico, que passa a produzir anticorpos contra tecidos do próprio organismo. São doenças auto-imunes a artrite reumatóide, o lúpus eritematoso sistêmico, a esclerose múltipla e a miastenia grave.

É rara. Segundo a European Organisation of Rare Diseases (Eurordis), a miastenia atinge cerca de 8 em cada 100.000 pessoas na Europa (dados de fevereiro de 2008). Nos Estados Unidos, estima-se que haja entre 15 e 30 mil pessoas com a doença. No Brasil, acredita-se que a miastenia atinja em torno de 15 mil pessoas. Para se ter uma idéia desse número, basta lembrar que a diabetes afeta cerca de 10 milhões de pessoas.

Caracteriza-se por fadiga e fraqueza dos músculos esqueléticos. Na miastenia há um cansaço acentuado, a fadiga, e há fraqueza nos músculos esqueléticos. Na miastenia o músculo cardíaco não é afetado.

Afeta a junção neuromuscular ou mioneural. Nos músculos há agrupamentos de células que são denominados fibras musculares. A junção neuromuscular ou mioneural é composta pela terminação nervosa que chega a uma fibra muscular.


Dicas de Saúde

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:

1 - um copo de suco de laranja
diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2 - salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3 - trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

4 - mastigar os vegetais por mais tempo.
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5 - adotar a regra dos 80%:
servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais,
prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.


6 - vinho tinto, uma taça por dia prolonga a vida, é antioxidante e reduz o risco de ataques de coração.

7 - fazer refeições coloridas como o arco-íris.
Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8 - comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate. Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

9 - limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente .
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10 - realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11- usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12 - rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13 - não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.

14 - ligar para seus parentes/pais de vez em quando.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15 - desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16 - ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.
Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.

17 - colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronár ia em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas atra´ves de verduras frescas.

18 - reorganizar a geladeira . As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado.

19 - comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
- comer chocolate.
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- pensar positivamente . Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.

- ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- conhecer a si mesmo . Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida.

Não parece tão sacrificante, não é verdade?

Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...

É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:' 'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável!’



O estresse causa doenças e tira a qualidade de vida.

HUMOR

HUMOR

CURIOSIDADES

Você sabia que ...

Tomar muito café prejudica a produtividade no trabalho, de acordo com uma pesquisa encomendada por uma fábrica de água mineral. Segundo os pesquisadores, o consumo de 3,5 xícaras de café acarreta lapsos de concentração e ajuda a aumentar o estresse. Os resultados da pesquisa também condenam o excesso de chá, que, de acordo com os pesquisadores contratados pela fabricante de água mineral Volvic, produz efeito similar aos do café por meio do aumento do nível de cafeína no organismo. A pesquisa foi feita com mil pessoas que trabalham em escritórios. Desse total, 76% disse que tomava café, chá ou refrigerantes que contem cafeína pelo menos três vezes por dia.

Você sabia que ...

O Sol tem aproximadamente 99.9% de toda a matéria do sistema solar? O sistema solar é composto de: 1 estrela (Sol, núcleo do sistema, controla o movimento dos planetas e de outros astros); 9 planetas (com seus 32 satélites); milhões de asteróides e milhões de cometas. A Terra é o único planeta do sistema solar que tem água em estado líquido? A matéria viva precisa de um ambiente como o da Terra para desenvolver-se: temperatura entre 0º e 100ºC (água em estado líquido) e de uma atmosfera que permita a respiração.

Você sabia que ...

Os peixes trocam de dentes durante toda a vida? - Os corais e esponjas têm aproximadamente 600 milhões de anos? Foram os primeiros animais e sobreviveram a todas as Eras.

Você sabia que ...

Que bom, que você existe.

Que bom, que você existe.
Ainda que seja virtual, você é real.

O que é Saudade

Depoimento de um médico oncologista do Recife.

No início da minha vida profissional, senti-me atraído em tratar crianças, me entusiasmei com a oncologia infantil. Tinha, e tenho ainda hoje, um carinho muito grande por crianças. Elas nos enternecem e nos surpreendem com suas maneiras simples e diretas de ver o mundo, sem meias verdades. Nós médicos somos treinados para nos sentirmos "deuses". Só que não o somos! Não acho o sentimento de onipotência de todo ruim, se bem dosado. É este sentimento que nos impulsiona, que nos ajuda a vencer desafios, a se rebelar contra a morte e a tentar ir sempre mais além. Se mal dosado, porém, este sentimento será de arrogância e prepotência, o que não é bom.

Quando perdemos um paciente, voltamosà planície, experimentamos o fracasso e os limites que a ciência nos impõe e entendemos que não somos deuses. Somos forçados a reconhecer nossos limites!Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional. Nesse hospital, comecei a freqüentar a enfermaria infantil, e a me apaixonar pela oncopediatria. Mas também comecei a vivenciar os dramas dos meus pacientes, particularmente os das crianças, que via como vítimas inocentes desta terrível doença que é o câncer.

Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento destas crianças. Até o dia em que um anjo passou por mim. Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada porém por 2 longos anos de tratamentos os mais diversos, hospitais, exames, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de quimioterapias e radioterapia.Mas nunca vi meu anjo fraquejar. Já a vi chorar sim, muitas vezes, mas não via fraqueza em seu choro. Via medo em seus olhinhos algumas vezes, e isto é humano! Mas via confiança e determinação. Ela entregava o bracinho à enfermeira e com uma lágrima nos olhos dizia: faça tia, é preciso para eu ficar boa.Um dia, cheguei ao hospital de manhã cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. E comecei a ouvir uma resposta que ainda hoje não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.Meu anjo respondeu:

- Tio, às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondida nos corredores. Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade de mim. Mas eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida! Pensando no que a morte representava para crianças, que assistem seus heróis morrerem e ressuscitarem nos seriados e filmes, indaguei:

- E o que a morte representa para você, minha querida?

- Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e no outro dia acordamos no nosso quarto, em nossa própria cama não é?(Lembrei que minhas filhas, na época com 6 e 2 anos, costumavam dormir no meu quarto e após dormirem eu procedia exatamente assim.)

- É isso mesmo, e então?

- Vou explicar o que acontece, continuou ela: Quando nós dormimos, nosso pai vem e nos leva nos braços para o nosso quarto, para nossa cama, não é?

- É isso mesmo querida, você é muito esperta!

- Olha tio, eu não nasci para esta vida! Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira! Fiquei "entupigaitado". Boquiaberto, não sabia o que dizer. Chocado como pensamento deste anjinho, com a maturidade que o sofrimento acelerou, com a visão e grande espiritualidade desta criança, fiquei parado, sem ação.

- E minha mãe vai ficar com muita saudade minha, emendou ela. Emocionado, travado na garganta, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei ao meu anjo:

- E o que saudade significa para você, minha querida?

- Não sabe não, tio? Saudade é o amor que fica! Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e mais simples para a palavra saudade: é o amor que fica! Um anjo passou por mim...Foi enviado para me dizer que existe muito mais entre o céu e a terra, do que nos permitimos enxergar. Que geralmente, absolutilizamos tudo que é relativo (carros novos, casas, roupas de grife, jóias) enquanto relativizamos a única coisa absoluta que temos, nossa transcendência.Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas me deixou uma grande lição, vindo de alguém que jamais pensei, por ser criança e portadora de grave doença, e a quem nunca mais esqueci. Deixou uma lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. Hoje, quando a noite chega e o céu está limpo, vejo uma linda estrela a quem chamo "meu anjo, que brilha e resplandece no céu. Imagino ser ela, fulgurante em sua nova e eterna casa.Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que ensinaste, pela ajuda que me deste.Que bom que existe saudades! O amor que ficou é eterno.

Rogério Brandão Médico oncologista clinicoRC Recife Boa Vista D4500Cremepe 5758"

Para Refletir...

Mundo virtual

Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar os poucos minutos de que dispunha naquele dia atribulado para comer e consertar alguns bugs de programação de um sistema que estava desenvolvendo, além de planejar minha viagem de férias, que há tempos não sei o que são.

Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga,uma salada e um suco de laranja, pois afinal de contas fome é fome, mas regime é regime, né? Abri meu notebook e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:
-Tio, dá um trocado?
- Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, compro um para você.
Para variar, minha caixa de entrada estava lotada de e-mails. Fico distraído vendo poesias, as formatações lindas, dando risadas com as piadas malucas. Ah! Essa música me leva a Londres e a boas lembranças de tempos idos.

- Tio, pede para colocar margarina e queijo também? Percebo que o menino tinha ficado ali.
- OK, mas depois me deixe trabalhar, pois estou muito ocupado, tá?
Chega a minha refeição e junto com ela o meu constrangimento. Faço o pedido do menino, e o garçom me pergunta se quero que mande o garoto ir. Meus resquícios de consciência me impedem de dizer. Digo que está tudo bem. - Deixe-o ficar. Traga o pão e mais uma refeição decente para ele. Então o menino se sentou à minha frente eperguntou:
- Tio, o que está fazendo?
- Estou lendo uns e-mails.
- O que são e-mails?
- São mensagens eletrônicas mandadas por pessoas via Internet. Sabia que ele não iria entender nada, mas a título de livrar-me de maiores questionários disse:
- É como se fosse uma carta, só que via Internet.
- Tio, você tem Internet?
- Tenho sim, é essencial no mundo de hoje.
- O que é Internet, tio?
- É um local no computador onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem tudo no mundo virtual.
- E o que é virtual, tio? Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco vai entender e vai me liberar para comer minha refeição, sem culpas.
- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse. - Legal isso. Gostei!
- Mocinho, você entendeu o que é virtual?
- Sim, tio, eu também vivo neste mundo virtual.
- Você tem computador?
- Não, mas meu mundo também é desse jeito... Virtual. Minha mãe fica todo dia fora, só chega muito tarde, quase não a vejo. Eu fico cuidando do meu irmão pequeno que vive chorando de fome, e eu dou água para ele pensar que é sopa. Minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, mas eu não entendo, pois ela sempre volta com o corpo. Meu pai está na cadeia há muito tempo. Mas sempre imagino nossa família toda junta em casa, muita comida muitos brinquedos de Natal, e eu indo ao colégio para virar médico um dia. Isto não é virtual, tio? Fechei meu notebook, não antes que as lágrimas caíssem sobre o teclado.

Esperei que o menino terminasse de literalmente 'devorar' o prato dele, paguei a conta e dei o troco para o garoto, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que eu já recebi na vida, e com um 'Brigado tio, você é legal!'.

Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel rodeia de verdade, e fazemos de conta que não percebemos!

Enviada por Manoel Melo Sampaio (Dr. Gentil)

Receitas para você

Receitas para você
Se gostou pode copiar.

Culinária Cearense

A cozinha cearense tem sabores tropicais e exóticos, com temperos peculiares, agradam aos mais exigentes paladares. Em geral, seus pratos refletem traços marcantes da cultura popular e da influência deixada pelos colonizadores. Os frutos do mar são o carro-chefe da nossa culinária, sendo encontrados com variedade em toda a extensão do litoral cearense. Caranguejos, siris, camarões, e ostras compõem o cardápio dos restaurantes, que os servem de formas diferentes e apetitosas.
Um dos pratos mais tradicionais é a peixada ao molho com legumes, acompanhada de porção de farinha, enquanto a lagosta é o mais requintado e preferido pelos visitantes. Nem só de mar vive a culinária cearense. Do sertão, vem a carne de
sol com paçoca e macaxeira, o popular baião-de-dois, o feijão verde, além de comidas com forte tempero como sarrabulho, a carneirada e a panelada. Da cana-de-açúcar se faz a famosa cachaça, bebida que ganhou fronteiras. Não se pode esquecer dos deliciosos doces e bolos das festas juninas, nem deixar de provar os saborosos sucos e sorvetes feitos com frutas tropicais. A culinária cearense tem influência direta dos costumes alimentares dos primitivos índios que habitavam o Estado, enquanto outros pratos são originários dos colonizadores europeus. A influência negra, que foi muito forte na região Nordeste, principalmente no ciclo da cana-de-açúcar, também deixou marcas na cozinha cearense. Toda essa mistura de raças é responsável por uma herança gastronômica que até hoje pode ser observada no hábito alimentar da população cearense.

Frutos do Mar

Os produtos do mar são os mais característicos da culinária cearense, despertando o interesse dos turistas, principalmente daqueles cujas cidades não são banhadas pelo mar. O prato de peixe mais tradicional é a "peixada cearense" (cozido de peixe com legumes, acompanhado de pirão de farinha), servida em todos os restaurantes da cidade, dos mais simples aos mais sofisticados. Símbolo da culinária cearense, a lagosta é outro produto do mar muito requisitado pelos turistas. O Ceará é o maior exportador brasileiro do produto, sendo Fortaleza reconhecida nacionalmente como o local onde se prepara a melhor lagosta do pais. Outros crustáceos bastante consumidos são o caranguejo, siri e a ostra. O turista pode degustar saborosos pratos com esses ingredientes em restaurantes ou, se preferir, em ambiente descontraídos, tendo como cenários os coqueiros e a brisa do mar nas barracas instaladas ao longo da orla marítima. Servido de formas variadas, o camarão também é muito apreciado pelos visitantes. Normalmente, os pratos com camarão são baseados nas receitas nordestinas como "camarão no leite de coco", a "caldeirada" (ensopado de camarão com verdura, legumes e diversos temperos), e o camarão ao alho e óleo. Com esse marisco, se pode criar deliciosas receitas, basta colocar a criatividade para funcionar.

Coisas do Sertão
Arroz, feijão, manteiga e queijo combinam para fazer um dos pratos mais populares: o baião-de-dois. Do sertão vem, também, a carne de sol com paçoca ou macaxeira. A carne é utilizada para preparar a paçoca, um prato feito à base de carne seca torrada e pisada no pilão com farinha e cebola. Muita gente não consegue resistir a uma panelada (cozido de vísceras e mocotó de boi), a buchada (saquinhos de pedaço de bucho, recheados com miúdos de carneiro), o guizado de carneiro (também conhecido como carneirada), o sarrabulho (picadinho de vísceras e sangue talhado de porco), ou a carne assada com coalhada. O hábito do consumo da carne de criação foi adquirida em função de nossas pastagens serem mais apropriadas para pequenos animais como carneiros e cabras. Nem só de carne e frutos do mar se alimenta o povo cearense. Na sua mesa, são encontradas várias guloseimas, apropriadas para o café da manhã ou na tradicional merenda (expressão tipicamente nordestina). Das casas de farinha, vêm as tapiocas (preparadas com goma e coco ralado), o grude (também feito com goma e coco ralado) e a rosca de goma. Nos engenhos de cana de açúcar, são feitos o nutritivo caldo de cana e a popular rapadura. A cachaça, no entanto, é o principal produto de cana de açúcar e o único que é engarrafado sob marcas famosas e internacionalmente conhecidas. Muitas delas são vendidas com nomes e embalagens exóticas, inspirados no folclore popular. Nas festas juninas, em meio a toda animação dos fogos de artifício e das coloridas bandeirolas, podemos comer deliciosos doces e bolos. Os mais típicas são o pé-de-moleque (bolo feito de massa de mandioca, leite de coco, rapadura, castanha de caju e outros ingredientes), o bolo de batata, o bolo de mandioca, o cuscuz (pequeno bolo feito de massa de milho e farinha). Sortidos também são os doces de caju em calda, a cocada com rapadura, o doce de mamão, o doce de jaca, o doce de batata doce com leite de coco e o doce de jerimum. As frutas tropicais aparecem nos licores, nas batidas, nos sucos e refrescos que ajudam a matar a sede. As frutas são bastante variadas e encontram-se em abundância, dependendo da safra. O sabor tropical pode ser degustado em frutas como caju, mamão, coco, murici, manga, cajá, sapoti, graviola, siriguela, pitomba, cajarana, maracujá, goiaba, abacaxi, entre outras. Delas são produzidos os mais saborosos sucos, doces e sorvetes que deixam qualquer um com água na boca. Em Fortaleza, as sorveterias dispõem de um cardápio variado de sorvetes feitos com frutos tropicais. Do caju se faz a cajuína, bebida não-alcoólica, de ótimo sabor.

Culinária Cearense

Misturando arroz, feijão, manteiga da terra, queijo e nata, vamos Ter uma obra-prima da culinária: o nosso tão querido baião-de-dois. Paçoca, cuscuz, peixada, galinha a cabidela, são outras delícias da culinária típica de fortaleza, capazes de deixar qualquer turista de água na boca. Siriguela, cajarana, graviola são também delícias que complementam a fantástica culinária de nossa cidade. E temos ainda o caju, um verdadeiro poema de sabor e beleza, exclusivo do litoral nordestino e um dos principais produtos de exportação do Ceará (castanha de caju, doces cristalizados, cajuína, mel, licores, paçoca de caju, sorvetes, cachaça, sucos). Culinária é arte de preparar alimentos saborosos. Restaurantes típicos de Fortaleza estão afiadíssimos nessa arte.

CUSCUZ
Ingredientes: 1 pacote de milharina, Água, Leite e manteiga, Leite de Côco (opcional) Misture aproximadamente 1 pacote de miharina e de água. Vá misturando até ficar uma massa bem molhada. Deixe descansar por 20 minutos. Esfarele com as mãos e ponha na cuscuzeira (se quiser em ponto de partir, encalque bem com as mãos). Leve ao fogo para cozinhar. Quando estiver pronto, despeje em cima um pouco de leite com manteiga dissolvida (pode ser leite de côco).

FAROFA DO SERTÃO
Ingredientes: 1 cebola, Leite a gosto, Águ,a Cheiro verde picado, Manteiga, Farinha Refogue a cebola na manteiga (1 colher de sopa cheia). Acrescente um pouco de leite e um pouco d'água. Deixe descansar um pouco. Quando esfriar, acrescente a farinha e o cheiro verde picado.

FAROFA DE CUSCUZ
Ingredientes: 1 cebola, 1 pimentão, 1 pacote, de milharina, Tomates a gosto, Cheiro verde Refogue a cebola na manteiga e um pouco de pimentão cortado em cubos. Acrescente o cuscuz já pronto, esfarelado, tomates e cheiro verde cortados bem miudinhos. Se quiser passe essa farofa na panela que foi feita a carne, aproveitando o molho que ficou ao fundo.

PAÇOCA
Ingredientes: 1k de carne de sol ,Pimenta (opcional), Alho, Vinagre, Cebolas vermelhas (a gosto), Farinha de mandioca, Óleo e Água. Ponha a carne de molho, trocando a água de vez em quando para tirar o excesso do sal. Tempere e deixe tomar gosto. Refogue com um pouco de óleo e acrescente água quente suficiente para a carne ficar macia. Quando a água secar, acrescente mais óleo e frite a carne. Junte as cebolas em rodelas e refogue mais um pouco. Tire o excesso de gordura e acrescente a farinha. Passe a carne com a farofa no liqüidificador, ligeiramente. Se gostar ponha mais cebolas em rodelas.

CARNE DE SOL AO FORNO
Ingredientes: 1k carne de sol, 1 litro de leite, Pimenta (opcional), Alho, Óleo, Manteiga, (Sugestão: Usando a manteiga da terra fica mais saboroso) Ponha a carne de sol de molho de um dia para o outro. Escorra, tempere com pimenta (opcional), alho e deixe mergulhada no leite pelo menos por 1 1/2 horas. Unte uma forma com óleo, pincele a carne com manteiga e leve ao forno para assar, regando de vez em quando com o leite. COZIDO COM PIRÃO Ingredientes: 1k de osso buco, Vinha d'alho, Tomate, Cebola, Pimentão, Cheiro verde, Jerimum, Batata, Cenoura, Repolho, maxixe e quiabo. Tempere a carne e deixe tomar gosto por algum tempo. Junte os temperos (a gosto), refogue e acrescente água quente. Quando estiver quase pronta, junte o restante dos ingredientes e deixe cozinhar. Tire uma parte do caldo e faça um pirão usando farinha de mandioca ou milharina.

PEIXADA COM LEGUMES E PIRÃO
Ingredientes: 1k peixe em posta (cavala), Cebola, Pimentão, Tomate, Alho, Cheiro verde, ½ lata de creme de leite, Água, Repolho, Batatas cozidas, Colorau, sal e ovos cozidos, Azeite de oliva, Óleo . Tempere as postas com limão, sal, pimenta e alho. Refogue os temperos com óleo e um pouco de azeite de oliva. Junte o peixe, o molho em que foi temperado e o repolho, acrescente água fervendo, um pouco de sal e colorau e deixe cozinhar. Quando o peixe estiver pronto junte o creme de leite, as batatas e os ovos cozidos. Com uma parte do caldo faz-se um pirão, acrescentando aos poucos a farinha de mandioca até dar o ponto da consistência desejada. Ingredientes para o molho: 5 tomates, maduros sal, pimenta (opcional), 2 cebolas, 1 colher de sopa de molho inglês, Cheiro verde e pimentões (opcional), 2 colheres de sopa de margarina, ½ xícara de água ,2 colheres de extrato de tomate ou ½ lata de pomarola. Doure a cebola na margarina, acrescente os outros ingredientes e deixe cozinhar. Se gostar, acrescente o extrato de tomate ou pomarola.

BAIÃO DE DOIS
Ingredientes: Feijão catado, lavado, e deixado de molho por algum tempo. Temperos (alho, cebola, pimentão, tomate e cheiro verde). Toucinho, arroz e queijo. Cozinhe o feijão de corda com temperos e toucinho. Depois de pronto, acrescente o arroz e mais um pouco de temperos. Deixe secar e antes de apagar o fogo acrescente cubinhos de queijo. Se você gostar de baião- de-dois ligado acrescente mais água.

DOCE DE LEITE
Ingredientes: 1 litro de leite, 2 xícaras de chá de açúcar. Levar ao forno, mexendo de vez em quando até dar o ponto desejado. Se gostar do doce de leite granulado ponha algumas gotas de limão quando o doce começar a engrossar.

DOCE DE BANANA MISTO
Ingredientes: 1 prato de bananas em rodelas, 4 xícaras de açúcar, 2 xícaras de leite quente. Ponha o açúcar numa panela e leve ao forno para caramelar. Acrescente o leite quente e as bananas. Deixe cozinhar até o ponto desejado.

PUDIM DE MACAXEIRA
Ingredientes: 2 xícaras de macaxeira cozida e amassada, 4 colheres (sopa) de margarina, 1 xícara (chá) de leite ½ xícara de açúcar, 4 ovos Misture a macaxeira com a margarina. Aqueça o leite e acrescente-o, juntamente com o açúcar, á mistura da macaxeira. Mexa bem. Despeje numa forma caramelizada e leve ao forno em banho-maria. Calda Caramelizada: 1 xícara de açúcar ½ xícara de água Cozinhe em fogo brando, sem mexer, até escurecer.

TORTA DE BANANA DIFERENTE
Ingredientes: 4 ovos, 3 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de margarina, 12 bananas maduras cortadas em rodelas 1° - Peneire juntos, a farinha de trigo com o açúcar 2° - Derreta a margarina 3° - Unte a forma retangular 4°- Faça camadas alternadas com: farinha de trigo, bananas, canela e manteiga 5° - Bata as claras em neve, junte o açúcar e as gemas. Bata bastante e despeje sobre as camadas. Polvilhe com canela e leve ao forno para assar.

SOPA DE PEIXE
Refogue tomate, cebolas, pimentões ou cheiro verde. Acrescente legumes de sua preferência, cortados em tamanho grande, e pedaços de peixe a seu gosto. Deixe cozinhar até o peixe desmanchar. Tire os legumes passe no liqüidificador e o restante da sopa na peneira. Sirva com torradas. Pesquisa: Culinária - Um Cardápio de Refeições Para 8 Semanas Milena Saraiva Leão Vieira

Culinária de Cajú
CARNE BÁSICA DE CAJU
Ingredientes 10 cajus inteiros, 150g de queijo parmeson ralado, 2 cebolas médias picadas, 1 pimentão sem a pele e sem sementes picado, 5 dentes de alho amassados, 2 tomates sem pele e sem sementes picados, 2 colheres (sopa) de molho inglês, 2 colheres (sopa) de vinagre, Cheiro verde, sal, colorífico e pimenta-do-reino a gosto, 2 colheres de sopa de óleo Modo de fazer Elimine as extremidades dos Cajus e corte-os em fatias. Liquidifique, passe por peneira, espremendo muito bem para obter uma fibra enxuta (aproveite o suco para outras receitas). Leve ao fogo uma frigideira com óleo e frite a fibra de caju por mais ou menos cinco minutos. Acrescente os outros ingredientes e continue refogando até que todos os temperos fiquem bem unificados. Deixe esfriar e utilize.

PASTÉIS DE FORNO DE CAJU
Ingredientes Para a Massa: 50g de queijo parmeson ralado, 1 ovo inteiro, 3 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de gordura hidrogenada, Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos 1 xícara de chá), Para o recheio: 1 xícara (chá) de carne básica de caju 2 colheres (sopa de requeijão) 2 colheres (sopa) de azeitonas picadinhas, ½ xícara de castanhas de caju torradas e picadas, 1 gema, Tirinhas de azeitonas verdes para decorar, Queijo parmeson para polvilhar . Modo de Fazer Em uma tigela coloque os quatros primeiros ingredientes da massa. Misture muito bem e acrescente gradativamente a farinha de trigo até ficar na consistência de soltar das mãos. Reserve. Combine a carne básica de caju com o requeijão e azeitonas. Abra a massa formando pequenos pastéis, recheie com o creme de caju e pedacinho de castanha. Quando todos os pastéis estiverem prontos, pincele com a gema misturada com um pouquinho de manteiga derretida. Decore cada um com uma tira de azeitona e polvilhe com o queijo. Asse em forno pré-aquecido em assadeira untada e polvilhada com trigo.

FRITADA DE CAJU COM CAMARÃO
Ingredientes 200g de carne básica de caju, 100g de camarão (tamanho médio) cozido e descascado, 4 ovos, 2 colheres (sopa) de maizena, pimenta e sal a gosto, óleo ou manteiga para untar a frigideira. Modo de fazer Bata os ovos (claras e gemas juntas). Sempre batendo, junte a maizena e deixe misturar bem. Coloque a carne de caju, o camarão, sal e pimenta a gosto, misture novamente. Unte um frigideira com manteiga ou óleo e leve ao fogo para aquecer. Coloque a mistura na frigideira e deixe fritar. Retire do fogo e sirva em seguida.

PATÊ DE CAJU
Ingredientes 1 xícara de carne básica de caju, 2 colheres (sopa) de maionese, 1 colher (sopa) de catchup, 5 colheres (sopa) de requeijão, 3 colheres (sopa) de queijo parmeson ralado, sal e pimenta a gosto. Modo de fazer Coloque os quatro primeiros ingredientes no liqüidificador ou processador e bata até obter uma pasta. Transfira para uma tigela e retifique o tempero com sal e pimenta, acrescentando em seguida o queijo ralado. Leve a geladeira em recipiente fechado por mais ou menos uma hora. Sirva com torradas, pão de caju ou bolachas para coquetel.

QUIBE DE CAJU
Ingredientes 750g de carne básica de caju, 250g de trigo para quibe ,10 folhas de hortelã sal, pimenta-do-reino e gotas de molho Tabasco a gosto, 2 cebolas batidinhas. Modo de fazer Em uma vasilha, coloque o trigo para quibe juntamente com duas xícaras (chá) de água e deixe descansar por uma hora. Após esse tempo, esprema bem, misture a carne básica de caju e os restantes dos ingredientes. Passe o composto duas vezes na máquina de moer ou processador. Prove o tempero e modele os quibes no formato tradicional. Frite-os em óleo quente e abundante. Sirva guarnecidos com rodelas de limão.

CAJU NA MORANGA
Ingredientes: 1kg de cajus cortados em cubos, 1 moranga média de aproximadamente dois kg, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 2 cebolas médias batidinhas, 3 dentes de alho amassados, Sal, pimenta-do-reino e limão, 3 tomates sem pele e sem sementes picados, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite, 1 vidro de leite de côco (250ml), 1 lata de creme de leite, 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado, 400g de queijo Catupiri. Modo de fazer Retire uma tampa da moranga; com auxílio de uma colher, elimine as sementes e passe sal por dentro dela. Recoloque a tampa, embrulhe tudo em papel de alumínio e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de uma hora, ou até que esteja macia. Com cuidado desembrulhe e pincele a parte extrema da poranga com óleo. Internamente besunte-a completamente com o queijo Catupiri. Tampe e deixe descansar coberta com um pano. Doure a cebola no azeite quente, acrescente o alho e continue refogando. Junte os cajus (de preferencia temperados de véspera com sal e pimenta) e continue refogando por mais dez minutos. Acrescente então os tomates, o cheiro verde, e a farinha de trigo dissolvida no leite. Junte o leite de côco, mexa delicadamente e deixe cozinhar até que os cajus fiquem macios. Junte agora o creme de leite e aqueça sem ferver. Retifique o tempero de precisar e despeje este ensopado dentro da moranga. Recoloque a tampa e leve ao forno quente somente até derreter o queijo.

MUQUECA DE CAJU
Ingredientes: 10 cajus inteiros, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 2 colheres (sopa) de azeite de dendê, sal, pimenta-do-reino e vinagre temperado o suficiente, 2 cebolas cortadas em cubos, 4 dentes de alhos amassados, 1 pimentão sem pele e sem sementes cortados, 2 tomates grandes sem peles e sem sementes cortados em cubos, 1 tablete de caldo de carne, colorífico e cheiro verde a gosto, 1 folha de louro, 1 xícara de leite de côco, 1 lata de creme de leite. Modo de fazer Corte os cajus em cubos (desprezando as extremidades). Tempere com sal, pimenta-do-reino e vinagre temperado, deixando tomar gosto por mais ou menos cinco horas. Refogue no azeite de oliva, a cebola, o pimentão e o alho amassado. Acrescente o tomate e deixe o refogado adensar. Junte o tablete de caldo de carne, a folha de louro, 1 colher(chá) de colorífero e continue refogando. Acrescente os cubos de caju, o leite de côco, o cheiro verde, misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar por mais ou menos meia hora. Minutos antes de servir, acrescente o azeite de dendê e o creme de leite. Deixe ferver um pouco e sirva com um molho de pimenta a parte.

OMELETE DE CAJU
Ingredientes: 4 ovos, 1 colher (sopa) de maizena, 1 xícara de carne básica de caju, manteiga ou margarina para untar a frigideira. Modo de fazer Bata as claras em neve firme e acrescente as gemas uma a uma. Sempre batendo, junte a maizena e deixe misturar bem. Unte uma frigideira grande com manteiga ou margarina e leve ao forno para aquecer. Coloque dois terços dos ovos dentro da frigideira e espere alguns minutos até que fiquem firmes. Distribua por cima a carne básica de caju, cobrindo com o restante dos ovos. Vire a omelete para um prato e transfira novamente para a frigideira, para que frite do outro lado. Retire do forno e sirva em seguida.

CAJU A PROVENÇAL
Ingredientes: 8 cajus cortados em tiras e temperados com sal, pimenta-do-reino e vinagre, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 4 dentes de alho socados, 2 cebolas médias raladas em ralo grosso, 3 colheres (sopa) de salsa picadinha, 8 tomates sem pele e sem sementes picados, 1 colher (sopa) de extrato de tomate, ½ xícara (chá) de vinho branco, 1 colher (sobremesa) de ervas de Provence. Modo de fazer Aqueça metade do azeite e frite os cajus até dourarem. Acrescente dois dentes de alhos socados, uma cebola ralada e continue refogando por alguns minutos. Em outra panela doure o alho remanescente juntamente com a cebola. Acrescente os tomates, o extrato de tomate e o vinho branco, deixando cozinhar até o molho ficar encorpado. Se precisar vá pingando água quente para completar o cozimento dos tomates. Junte o molho aos cajus, acrescente a colher de ervas de provence, duas colheres (sopa) de salsa e deixe ferver por mais cinco minutos. Retire do fogo, transfira para um prato de serviqo, distribua por cima o restante da salsa e sirva.

CAJU INDIANO
Ingredientes: 1kg de caju cortados em cubos, 4 dentes de alho, 1 cebola grande picadinha, sal e pimenta a gosto, 3 colheres (sopa) de óleo, 3 xícaras de caldo de frango, 2 maçãs ácidas (verdes) cortadas em cubos, 1 colher (sobremesa) de curry, 3/4 de xícara de leite de côco, Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos duas colheres de sopa). Modo de fazer De véspera, tempere os cajus com sal e pimenta, tampe a vasilha e deixe na geladeira. No dia seguinte, aqueça o óleo numa frigideira grande e frite os cubos de caju sem deixar criar água. Acrescente o alho, a cebola picada e continue fritando. Junte o caldo de frango e deixe ferver por mais dez minutos. A parte, coloque em uma tigela o curry, o leite de coco e a farinha de trigo, mexendo bem. Acrescente aos cajus e mexa delicadamente até a mistura incorporar. Junte as maçãs, ferva por cinco minutos e sirva em seguida.

ARROZ ORIENTAL COM CAJU
Ingredientes: 500g de carne básica de caju, 2 xícaras de repolho finamente picados, 2 cenouras grandes raladas em ralo grosso, 2 pimentões (vermelho e verde) cortados em juliana, 1 cebola média cortada em juliana, 3 dentes de alho amassados, 2 xícaras de vagem previamente aferventadas e cortadas finamente na diagonal, azeite de oliva quanto o baste para o refogado, 5 colheres (sopa) de molho de soja (Shoyu), 1 pacotinho de Ajinomoto, 5 ovos, 5 xícaras de arroz cozido. Modo de fazer Em uma frigideira grande, coloque o azeite e deixe aquecer bem. Misture a cebola, o repolho, as cenouras, os pimentões e o alho e refogue no azeite mexendo continuamente. Junte a vagem, a carne básica de caju, tempere com Shoyu e Ajinomoto, continuando a mexer por mais alguns minutos. Abra um espaço no centro da frigideira, quebre os ovos, tempere-os com uma pitadinha de sal e mexa devagar até que os ovos fiquem firmes. Finalize misturando o arroz, mexa muito bem e sirva enquanto os ovos estiverem macios e o arroz ligeiramente úmido.

HAMBURGER DE CAJU
Ingredientes: 500g de carne básica de caju, 2 ovos pequenos, Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos 4 colheres de sopa), Farinha de rosca para polvilhar. Modo de fazer Misture bem os três primeiros ingredientes até obter uma massa firme. Polvilhe as formas apropriadas para hamburger com farinha de rosca e modele-os. Leve a geladeira por mais ou menos uma hora. Na hora de servir é só retirá-los das formas e fritar em manteiga bem aquecida. Sirva com pão de hamburger, maionese, alface e tomate.

LUIZ FILIPE DE CAJU
Ingredientes: ½ litro de suco concentrado de caju, 2 vidros de leite de côco (200ml cada), 8 ovos, 1 lata de leite condensado, 1 xícara de queijo de coalho ralado, 250g de manteiga 3 xícaras de (chá) de açúcar, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo. Modo de fazer Unte fartamente com manteiga uma forma grande de anel com capacidade para doze xícaras. Polvilhe com trigo e reserve. Bata todos os ingredientes do bolo pela ordem no liqüidificador por mais ou menos dez minutos. Transfira para a forma preparada e asse em forno médio por aproximadamente cinqüenta minutos.

MINIPIZZAS DE CAJU
Ingredientes: 2 xícaras de leite morno, 1 ovo, 30 g de fermento para pão, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (chá) de manteiga, 100g de carne básica de caju, Farinha de trigo o quanto baste. Para o recheio: 400g de carne básica de caju, 200g de mussarela ralada em ralo grosso maionese, catchup e mostarda a gosto, orégano para polvilhar. Modo de fazer Misture os primeiros ingredientes, acrescentando gradativamente a farinha de trigo até a massa uniforme e soltando das mãos. Cubra a tigela e deixe descansar por vinte minutos. Em superfície de trabalho enfarinhada, abra a massa e corte em disco de dez centímetros. Coloque-os em assadeiras untadas, picote com um garfo e leve ao forno por mais ou menos cinco minutos. Retire do forno e pincele cada pizza com um pouco de catchup. Cubra com uma farta camada de carne básica de caju e o queijo mussarela ralado. Distribua por cima maionese, catchup e mostarda a gosto. Finalize com uma pitada de orégano e leve novamente ao forno até o queijo derreter. Sirva quente.

PÃO DE CAJU
Ingredientes: 2 xícaras de água morna, 50g de fermento fresco para pão, 2 ovos, 2 colheres (sopa) de açúcar, ½ colher (sopa) de sal, 3 colheres (sopa) de óleo, 300g de carne básica de caju, Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos 620g). Modo de fazer Dissolva o fermento juntamente com o açúcar, duas colheres (sopa) de farinha de trigo e uma xícara (chá) de água morna. Cubra a tigela e deixe descansar por mais ou menos vinte minutos. Após esse tempo junte os ovos, o restante da água, o sal, o óleo e a carne básica de caju. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e sove bem. Deixe crescer até dobrar de volume. Abaixe a massa com o auxílio de um rolo formando um grande retângulo. Enrole como rocambole e divida em três partes. Coloque-os em formas de bolo inglês, untadas e polvilhadas com farinha de trigo, deixando crescer por mais quinze minutos. Leve a assar em forno quente, pré-aquecido, por cerca de trinta minutos aproximadamente. Dica do "Cheff" Depois de colocar os pães nas formas, faça o truque da bolinha: coloque uma bolinha de massa em um copo grande com água. Quando ela subir à tona, a fermentação terá sido completada. Leve, então, os pães ao forno pelo tempo indicado na receita.

MOUSSE DE CAJU
Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 2 latas de suco concentrado de caju, 4 claras em neve, 1 envelope de gelatina sem sabor hidratada e derretida em ½ xícara de água conforme instruções de embalagem, geléia de caju e chantilly para decorar o mousse. Modo de fazer Np liqüidificador, misture o leite condensado, o creme de leite e o suco de caju. Transfira para uma tigela e misture delicadamente com as claras em neve e gelatina. Coloque em campoteira e leve a geladeira por no mínimo quatro horas. Sirva decorada com chantilly e geléia de caju.

PUDIM DE CAJU
Ingredientes: 6 ovos, 2 copos de suco de caju adoçados com três colheres (sopa) de açúcar, 3 xícaras (chá) de leite 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de maizena, 3/4 de xícara de açúcar para caramelar a forma. Modo de fazer Caramele a forma e reserve. No liqüidificador bata todos os ingredientes do pudim por mais ou menos cinco minutos. Despeje a mistura na forma preparada e cubra com uma folha dupla de alumínio , amarrando um barbante em toda volta para que não respingue água durante o cozimento. Asse em banho-maria em forno médio por mais ou menos uma hora. Nos últimos minutos retire o papel alumínio e termine o cozimento. Deixe ficar completamente frio e transfira para um prato de bordas ligeiramente altas para que a calda não escorra. Sirva gelado.

MOLHO BRANCO
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 xícaras de leite morno, 1 folha de louro ,½ xícara (chá) de creme de leite, ½ xícara (chá) de leite de côco, sal a gosto. Modo de fazer Junte o leite, o leite de côco, a folha de louro e o sal e leve ao forno até ferver. Aqueça a manteiga e doure a farinha de trigo. Vá acrescentando o leite morno e mexendo para não empelotar. Deixe o creme esfriar um pouco e junte o creme de leite. Empregue conforme a receita.

CAJU AO MOLHO BRANCO
Ingredientes: 10 cajus cortados em tiras e temperados de véspera com sal, pimenta e vinagre, 1 cebola picada, 1 pimentão sem peles e sem sementes picados, 3 dentes de alho amassados, 2 colheres (sopa) de azeite, 2 copos de molho branco. Modo de fazer Aqueça o azeite e frite os cajus cortados em tiras até que fiquem ligeiramente dourados. Acrescente a cebola, o pimentão e o alho, continuando a refogar por mais ou menos cinco minutos. Junte o molho branco, tampe a panela e deixe ferver por dez minutos aproximadamente. Transfira para um prato de serviço e sirva quente.

ROCAMBOLE SURPRESA DE CAJU
Ingredientes: para a massa 6 ovos, 3/4 de xícara de açúcar, 3/4 de farinha de trigo, 3/4 de xícara de leite de côco, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (chá) de fermento, Ingredientes para o recheio: 5 cajus triturados no liquidificador juntamente com um copo e ½ de água, 300 g de açúcar, ½ lata de leite condensado, ½ xícara de castanha de caju torradas e picadas. Modo de fazer Faça o recheio: misture os três primeiros ingredientes e leve ao forno baixo, mexendo sempre até a geleia tomar corpo e o ponto mais ou menos consistente. Com papel de alumínio duplo, forre uma assadeira número três, unte generosamente com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Espalhe uniformemente a geleia de caju, polvilhe com as castanhas e reserve enquanto bate o bolo; passe a gema por peneira para retirar as pelícolas. Junte as claras e o açúcar e leve ao forno em banho-maria, mexendo bem até o açúcar dissolver e o composto amornar. Transfira para a batedeira, deixando bater até triplicar de volume. Aqueça o leite de coco juntamente com a manteiga. Retire os ovos da batedeira e junte gradativamente a farinha de trigo temperada com fermento, alternando com o leite aquecido. Mexa delicadamente em movimentos de baixo para cima para que a massa não perca o volume. Despeje na forma sobre a geleia e leve ao forno médio por mais ou menos vinte minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Vire sobre um guardanapo fartamente açucarado e enrole como rocambole. Deixe esfriar, transfira para um prato de serviço e decore elegantemente.

CHARLOTE DE CAJU
Ingredientes: 1 vidro de compota de caju, 3/4 de xícara de leite, 2 colheres sopa de licor de caju, 300g de biscoito Champangne, ½ xícara de chá de água para hidratar a gelatina, 1 envelope (12g) gelatina em pó sem sabor, 1 xícara de açúcar amorfo, 8 gemas, 2 colheres de chá de baunilha, 2 xícaras (550 ml) de creme de leite fresco. Modo de fazer Forre uma forma (22cm de diâmetro por 5 cm de altura) com papel de alumínio reforçado. Coloque no fundo e nas laterais da forma preparada os biscoitos champangne ligeiramente umedecidos, numa mistura de calda da compota de caju, o leite e o licor de caju. Prepare o creme derretendo a gelatina conforme instruções de embalagem. Acrescente o açúcar e deixe derreter completamente. Em batedeira bata as gemas até ficarem esbranquiçadas. Vá juntando , batendo sempre, a mistura de gelatina e açúcar, continuando a bater até a mistura ficar bem fofa e dobrar de volume. Tire da batedeira, acrescente a baunilha e o creme de leite fresco, previamente batido em chantilly, coloque metade dessa mistura na forma preparada e leve na geladeira por cinco minutos até firmar. Escorra bem os cajus, corte-os em rodela e recheie a charlote. Sobre o recheio coloque o creme remanescente, finalize com mais biscoitos umedecidos e leve a geladeira por no mínimo cinco horas.

Fonte: www.ceara.com.br

Receitas de Tapiocas

Tapioca
Ingredientes250g de polvilho doce500ml de água PreparoEm uma tigela, coloque 150g do polvilho e reserve o restante. Acrescente devagar a água, mexendo sempre. Depois de misturados a água e o polvilho, cubra a tigela com um pano ou filme plástico e deixe descansar por cerca de 5 horas. O polvilho vai se separar da água, formando uma placa no fundo da tigela. Jogue fora toda a água que sobrou sobre essa placa e misture o polvilho que estava reservado. Cubra a tigela e deixe secar por mais 5 horas. Depois desse processo, o polvilho já estará hidratado, com o formato de uma pedra. Pegue outra tigela, limpa e seca, e rale todo o polvilho solidificado. Coloque uma frigideira sobre a boca do fogão e aqueça-a em fogo alto. Disponha 3 colheres de sopa cheias da farinha e espalhe-a pela frigideira até que tome o formato de uma panqueca. Em seguida, com a massa na frigideira, recheie a tapioca. Reserve sobre um guardanapo e repita a operação até terminar a massa. Opções de recheio:A tapioca pode ser recheada com qualquer coisa. Existem tapiocas doces e tapiocas salgadas.Meu recheio preferido pra tapioca é coco com leite condensado.Também gosto de recheá-la com frango desfiado bem temperadinho ou com carne moída super-apimentada.Vai da sua criatividade e preferência. :)Rendimento: 5 unidades

Tapioca de leite condensado.INGREDIENTES: Massa 1 xícara (chá) de polvilho doce 1 colher (sopa) bem cheia de coco ralado 1 colher (sopa) de leite de coco Recheio leite condensado fatia de queijo minas ou coalho MODO DE PREPARO:Misture o polvilho, o coco ralado e o leite de coco em uma tigela.Aqueça uma frigideira antiaderente, utilizando uma peneira coloque uma camada fina ( como panqueca) da mistura na frigideira e deixe aquecer por aproximadamente 2 minutos.Com a massinha ainda na frigideira coloque o queijo até ficar molinho e cubra com leite condensado, enrole e sirva.FICA UMA DELÍCIA!! VALE A PENA FAZER.
*****
Tapioca

• 1 kg de fécula de mandioca ou polvilho doce
• 2 litros de água
Recheio Coco, Leite Condensado:
• 200 g de leite condensado
• 200 g de coco ralado
Recheio de Banana e Queijo:
• 1 colher (chá) de canela em pó
• ½ xícara (chá) de açúcar
• 1 colher (sopa) de manteiga
• 200 g de queijo coalho fatiado
• 4 bananas-da-terra
Recheio Romeu e Julieta:
• 200 g de goiabada cremosa caseira ou pronta
• 500 g de queijo fresco

Preparo da receita

Numa tigela, deixe a fécula de mandioca de molho por 2 horas. Escorra a água e coloque a fécula sobre um pano branco. Deixe secar por 2 horas e, em seguida, passe por uma peneira. Leve ao fogo baixo uma frigideira de ferro ou antiaderente, sem untar. Mantenha a chama baixa. Com uma colher, coloque um pouco de massa na frigideira, alisando para ficar bem macia, por cerca de 3 minutos, ou até a tapioca ficar ¿ligada¿. Repita a operação até terminar a massa. Recheie com Romeu e Julieta ou com outro recheio de sua preferência (confira abaixo). Recheio de Romeu e Julieta: Feito com 1/2 kg de queijo fresco e 200 g de goiabada cremosa caseira ou pronta. Com a tapioca ainda na frigideira, coloque as fatias de queijo e por cima a goiabada. Dobre e sirva quente. Recheio de Coco e Leite Condensado: Feito com 200 g de coco ralado e 200 g de leite condensado. Espalhe o coco sobre a tapioca pronta e distribua por cima o leite condensado. Dobre e sirva quente. Recheio de Banana-da-terra e Queijo Coalho: Descasque 4 bananas-da-terra e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Numa frigideira, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e frite as bananas. Com 200 g de queijo coalho fatiado, 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1 colher (chá) de canela em pó, recheie as tapiocas: coloque as fatias de queijo e por cima a banana. Polvilhe com o açúcar e a canela. Dobre e sirva quente.


Blogs Divertidos

  • Blog Arte e Foto Montagens
    Dia dos Professores
    Há 8 meses
  • **Magia Gifs**

Inscrever-se

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários

NÃO DISPERDICE ÁGUA. Você Sabia que...

Que o Brasil é o país mais rico em água doce do planeta? Nada mensos que 13,7 % de toda água do mundo está aqui.Que o Pantanal, no Mato Grosso do Sul, é a maior área úmida continental do mundo?

Que a Amazônia abriga as mais extensas florestas alagadas do planeta?Que 70% das internações hospitalares do Brasil são causadas por doenças relacionadas à água?

Que em todo mundo, cerca de 10 milhões de mortes anuais resultam de doenças intestinais transmitidas pela água?

Que menos de 1% da água doce do planeta está disponível para o consumo?Que em todo mundo, a irrigação na agricultura responde por cerca de 70% do consumo de água; 20% vão para a indústria; e os 10% restantes destinam-se ao uso doméstico?

Que no Brasil, a agricultura consome 70% da água, as indústrias, 20%, e as residências 10%?

Que cada minuto de banho gasta de 3 a 6 litros de água?

Que você economiza 70 litros de água se fechar a torneira enquanto ensaboa a louça?Que o mau uso do solo nas regiões ribeirinhas é o maior causador das enchentes?

Que em todo o mundo, as enchentes causam perdas econômicas de cerca de cinco bilhões de dólares?

Que 40 milhões de brasileiro não têm acesso a água?Que o uso de água mais que triplicou entre 1950 e 1980?

Que em São Paulo, 70% da poluição das águas é de origem doméstica e 30% de origem industrial?

Que o índice de desperdício de água no Brasil chega a 40% entre a produção e os domicílios?

FONTE: http://www.wwf.org.br

Seguidores

Minha lista de blogs

  • SRZD | Sidney Rezende | Capa
    Intérprete do Rio de Janeiro assume carro de som em SP - Conheça o cantor que vai defender dois pavilhões históricos do Carnaval no país.
    Há 8 anos
  • SER CRISTÃO É MUITO LOUCO (((d-_-b))) www.sercristao.vai.la
    Faz o cara descer !!! Nardo !!! -
    Há 13 anos
  • Meu Sonho N�o Tem Fim
    -

É mão de Deus que nos sutenta

É mão de Deus que nos sutenta
"Ele ergue do pó o desvalido, e o monturo o necessitado (Salmo 113-7)

Links Interessantes

  • Ponteiro
  • JUSTIÇA GLOBAL
  • Torura Nunca Mais
  • Bússola Escolar
  • Meu sonho não tem fim
  • Portal Webservos
  • Irenes
  • Portas Abertas

Arquivo do blog

  • junho (1)
  • abril (2)
  • dezembro (1)
  • março (1)
  • novembro (1)
  • março (1)
  • janeiro (1)
  • novembro (1)
  • outubro (1)
  • setembro (3)
  • agosto (2)
  • junho (1)
  • agosto (2)
  • abril (1)
  • fevereiro (7)
  • outubro (2)
  • setembro (1)
  • julho (1)
  • abril (1)
  • março (19)

Como devemos tratar os deficientes sociais portadores de preconceitos?

DESAPARECIDOS

DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!
DivulgandoDesaparecidos.org

Livros que li e gostei

  • Humildade - (C. Peter Wagner)
  • O segredo da vida ao pé da cruz - (C.J. Mahaney)
  • Nunca desista de seus sonhos - (Augusto Cury)

OBRIGADA PELA VISITA !


Que a Paz do Senhor Jesus Cristo seja sobre você e sua família.


obrigado - Recados Para Orkut