Assinar:
Postar comentários (Atom)
... Senhor, não me deixe viver inutilmente, sem nada fazer pela vida em geral.
http://www.mgravis.com.br/page1.aspx
A miastenia grave
É uma doença crônica. Isso significa que a doença acompanha a pessoa ao longo de sua vida.
É uma doença auto-imune. Doenças auto-imunes são aquelas em que os sintomas são provocados por anticorpos que atuam contra o próprio organismo, os auto-anticorpos. Em outras palavras, elas são provocadas por uma desregulação do sistema imunológico, que passa a produzir anticorpos contra tecidos do próprio organismo. São doenças auto-imunes a artrite reumatóide, o lúpus eritematoso sistêmico, a esclerose múltipla e a miastenia grave.
É rara. Segundo a European Organisation of Rare Diseases (Eurordis), a miastenia atinge cerca de 8 em cada 100.000 pessoas na Europa (dados de fevereiro de 2008). Nos Estados Unidos, estima-se que haja entre 15 e 30 mil pessoas com a doença. No Brasil, acredita-se que a miastenia atinja em torno de 15 mil pessoas. Para se ter uma idéia desse número, basta lembrar que a diabetes afeta cerca de 10 milhões de pessoas.
Caracteriza-se por fadiga e fraqueza dos músculos esqueléticos. Na miastenia há um cansaço acentuado, a fadiga, e há fraqueza nos músculos esqueléticos. Na miastenia o músculo cardíaco não é afetado.
Afeta a junção neuromuscular ou mioneural. Nos músculos há agrupamentos de células que são denominados fibras musculares. A junção neuromuscular ou mioneural é composta pela terminação nervosa que chega a uma fibra muscular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário